Você sente que está sempre com pressa para fazer algo, e muitas vezes não sabe nem o que é? Ou você come tão rápido que nem sente o sabor da comida? Você pensa em fazer mil coisas ao mesmo tempo e acaba não conseguindo focar em nenhuma? Você sente dificuldade em organizar seus pensamentos?
Se você se identifica com alguma dessas questões, e também com um padrão de preocupações excessivas, cansaço e tensão muscular, você pode estar dentro dos 18,6 milhões de brasileiros que sofrem com transtornos relacionados à ansiedade. E para além deste número, muitas outras sentem alguns desses sintomas, e não necessariamente possuem um transtorno de ansiedade, mas sofrem em sua rotina com prejuízos que ela pode ocasionar.
Pensando nesse número tão expressivo em nossa sociedade, aqui vão algumas dicas simples para reduzir a ansiedade:
Planeje sua rotina:
Com muitas demandas no dia-a-dia, nossa mente pode ficar sobrecarregada com tantas tarefas. Uma forma de diminuir a nossa ansiedade é planejar o nosso dia com uma agenda ou um planner semanal, desta forma, podemos visualizar de maneira concreta nossos afazeres, e não ficamos presos em pensamentos preocupantes como: “Será que conseguirei fazer tudo hoje?” ou “Será que vou esquecer de pagar a conta do condomínio?”. Produzindo assim, uma sensação de tranquilidade.
Respire:
A respiração é um calmante natural que nós possuímos. Porém, na maioria das vezes não respiramos de forma adequada. O simples ato de você parar e observar o fluxo de sua respiração, reduz os níveis de ansiedade. Experimente fazer um pequeno exercício: inspire lentamente pelo nariz contando até 5, segure o ar contando até 3 e solte o ar lentamente pela boca como se estivesse soprando uma vela sem querer apagá-la. Faça esse exercício por um minuto em média, e tente se concentrar ao máximo somente na respiração, sem pensar no passado ou no futuro, apenas respire.
Exercite-se:
Algumas pesquisas já demonstraram que o exercício físico possui um impacto positivo sobre a saúde mental das pessoas que o praticam. E um deles é a diminuição da ansiedade com a liberação da endorfina, que estimula uma sensação de bem-estar, conforto, melhorando o estado de humor quando liberada através do exercício.
Você pode fazer caminhadas algumas vezes na semana, praticar natação ou até mesmo matricular-se naquela escola de dança que você passa todos os dias após o trabalho. O intuito é movimentar-se!
Encontre as pessoas que ama:
Tire um dia na semana para encontrar sua família e/ou amigos. Quando estamos com as pessoas que amamos, nos sentimos mais acolhidos e seguros. Ligue para sua tia que sempre lhe dá sempre bons conselhos e acalma você em momentos difíceis para marcar um café, ou aquela sua amiga da faculdade que faz você dar boas risadas!
Seja grato:
O exercício da gratidão (sim, exercício!), é responsável por uma mudança em nosso humor, pois ativa nossos neurotransmissores de bem-estar e felicidade. Quando dedicamos momentos de nosso dia ou semana para refletirmos sobre o que temos de positivo em nossa vida, podemos perceber que ela é repleta de pequenas coisas aos quais podemos ser gratos.
Se você sente que sua ansiedade está difícil de manejar venha conversar conosco!