
Com a correria do dia-a-dia muitas vezes não nos damos conta dos pequenos e prazerosos eventos que ocorrem ao longo da semana. Muitas vezes nos percebemos distraídos e não prestamos atenção suficiente nas atividades, acabamos quebrando ou derramando coisas por descuido ou por estar pensando em alguma outra coisa, não percebemos nossos sentimentos e nossa tensão no corpo devido a ansiedade cotidiana; esquecemos uma informação ou nome de alguém que acabamos de ouvir, ou isso ocorre também com aquela nossa comida favorita que ingerimos em um instante e nem saboreamos devidamente, isso já aconteceu com você?
Percebemos tanto no contexto de atendimento clínico quanto externo a ele que as pessoas estão preocupadas com o passado ou pensando sobre o futuro. Comumente falamos que a pessoa está no “piloto automático”, pois realiza suas tarefas sem foco (e muitas vezes sem qualidade). Em contrapartida, podemos desenvolver em terapia a habilidade de Atenção Plena (ou Mindfulness) que é basicamente um treino atencional em estar no momento presente, sem pensarmos sobre passado ou futuro, simplesmente executamos uma tarefa como lavar a louça ou tomar banho, por exemplo.
De acordo com a literatura científica como efeito dessa prática obtemos regulação das emoções, onde nossa reatividade acaba sendo diminuída, regula nossa atenção, diminuição da ansiedade devido à meditação, temos mais consciência do que está ocorrendo com nosso corpo, dentre tantos outros reflexos positivos.
Semeie um pensamento, e você colhe um ato;
Semeie um ato, e você colhe um hábito;
Semeie um hábito, e você colhe um caráter;
Semeie um caráter, e você colhe um destino.
Provérbio Inglês do Século XIX
Quer aprender mais a ficar no momento presente? Entre em contato conosco através das páginas do Facebook e Instagram e venha fazer Terapia conosco em Porto Alegre!